terça-feira, 19 de outubro de 2010

A quem pertence o dízimo?

... a pergunta “a quem dizimamos?” já foi respondida: ao Senhor. A Escritura declara que nossos dízimos devem ser “santos ao Senhor” (Lv 27.32), isto é, devem ser separados para ele e sua obra e requerimentos. O dízimo não pertence à igreja ou a alguma agência cristã, embora possa ser dado a elas. Não importa em que mãos esteja, ele pertence ao Senhor.

Quando os levitas eram piedosos, Israel pagava os seus dízimos aos levitas, mas, mesmo então, o dízimo pertencia ao Senhor e poderia ser dado diretamente à causa que o dizimista considerava ser fiel. Dessa forma, em tempo de apostasia, um homem de Baal-Salisa trouxe as suas primícias diretamente a Elias e os seus seguidores (2 Reis 4.42-44). Os levitas não era uma instituição, mas homens separados para o serviço do Senhor.

Visto que o dízimo é “santo ao Senhor”, é o nosso dever como dizimistas julgar que igreja, grupo missionário ou agência cristã é mais claramente “santa ao Senhor”. O dízimo em si não é para o Senhor se o dízimo for para agências ímpias, extravagantes ou mediocremente eficazes. Dessa forma, o Senhor nos considera responsáveis pelo uso do seu dinheiro, assim como considera o recebedor dele plenamente responsável também.

Isso significa que temos o dever de dar sabiamente. Precisamos estudar tanto a fidelidade como a eficácia de toda agência a qual pretendemos dizimar. Ela é eficaz em nossas vidas e na vida dos outros? Ela usa o dinheiro sabiamente?

R. J. Rushdoony, em A quem dizimamos?

Veja também Devo dar todo o meu dízimo para a igreja local?

4 Comentários:

Anônimo disse...

Acredito que o Novo Testamento nos apresenta alguns orientações quanto à nossa contribuição financeira, entre elas a que está em Gl. 6:6 - "E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui". Precisamos ser guiados por esse princípio de honra aos que se afadigam em nosso favor.

Não é à toa que Paulo diz que Timóteo; "Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina" (Tm. 5:17).

Acredito que esse é um dos princípios que devem ser aplicados em nossa contribuição financeira.

Fiquem na paz!

Jair Kunzler disse...

Gostaria ainda de contribuir com a frase do Puritano Richard Baxter com relação ao uso do dinheiro pelos cristãos, o pensamento dele, penso que está muito próximo daquilo que a Bíblia ensina, e que, na verdade, estamos longe dessa realidade:

" Se você desejou riquezas apenas para o serviço do seu Senhor e as tem usado para Ele, e pode verdadeiramente dar este testemunho de que as dispôs não para o prazer ou o orgulho desnecessários da carne, mas para suprir a si mesmo, sua família, e a outros para o serviço de Deus..., de acordo com a vontade dEle, e para uso dEle, então deve esperar a recompensa de servo bom e fiel.”

Só posso dizer amém

Unknown disse...

Queria replicação de deuteronomio 14;22,29

Unknown disse...

O messias é sacerdote segundo a ordem de melquesedequeordem está que recebedora de dízimo de Abraão gen 14:18 na carta aos hebreus diz. Aqui recebe dizimo quem morre porem ali.
Recebe aquele de que aqui trestificamos que vive.
Portanto quem não paga está sim violando um princípio eterno.

Postar um comentário

  ©Orthodoxia desde 2006

TOPO