terça-feira, 1 de abril de 2008

Jesus, o lógico

Muitas vezes, tenho a impressão de que vemos e ouvimos os atos e as palavras de Jesus, mas não pensamos nele como alguém que sabia como fazer aquilo que fazia ou que possuía discernimento lógico das coisas que dizia. Nosso primeiro impulso não é pensar nele como uma pessoa extremamente competente. Ele multiplicou pães e peixes e andou sobre as águas, por exemplo, mas, talvez não soubesse como fazer isso, talvez tenha usado apenas encantamentos ou orações impensadas. Ou então, ele ensinou como ser uma pessoa boa, mas não possuía discernimento e entendimento moral. Apenas repetiu sem qualquer reflexão palavras transmitidas a ele e por meio dele. Será?

Podemos adotar essa abordagem acerca de Jesus ao pensar que o conhecimento é humano, quando na verdade ele é divino. A lógica representa trabalho, enquanto Jesus é graça. Será que não esquecemos de alguma coisa? De que ele também é humano? Ou de que a graça não é o oposto de esforço, mas de mérito? Mas fomos ensinados que o raciocínio do homem é mau. Como Jesus poderia, então, ter pensamentos humanos e conhecimento humano? Assim, talvez com intenção de exaltá-lo, afastamos Jesus de nós e o tornamos irrelevante para nossa vida - especialmente à medida que esta envolve nossa mente. É por isso que a idéia de Jesus como lógico causa tanto espanto. E, é claro, o mesmo princípio se aplica a Jesus como cientista, pesquisador, estudioso, artista ou escritor. Ele simplesmente não se "encaixa" nessas áreas. É mais fácil pensar em Jesus como um evangelista de televisão que como um escritor, professor, ou artista de nosso contexto contemporâneo. Mas isso não faz sentido! Se ele é divino, como pode ser incompetente em questões de lógica, inepto ou desinformado em qualquer área? Paulo estava simplesmente sendo coerente quando disse aos colossenses que em Cristo "estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento" (2:3). Há alguma exceção?

Dallas Willard - A Grande Omissão

1 Comentário:

Elizeu Rodrigues disse...

Havia uma exceção, mas os seres 100% humanos desvendaram: "Daquele dia e hora ninguém sabe... nem o Filho (Mc 13.32)". Jesus afirmou que não sabia da hora dEle mesmo voltar, mas hoje a CRISTOLOGIA afirma que Ele homem não sabia, mas Ele Deus sempre soube.

Se Ele sendo Deus e homem disse não saber, nós, que somos apenas homens dizemos que Ele sabe, sempre soube, como Deus?

Jesus não foi tão lógico em sua colocação?

E nós, quem nos revelou isso para afirmarmos com lógica, cfe Normam & Rhodes, no livro resposta as seitas?

Postar um comentário

  ©Orthodoxia desde 2006

TOPO