terça-feira, 6 de novembro de 2007

Pra que raios servem os Feeds?

Provavelmente você já deve ter visto em vários sites e blogs aquele pequeno ícone laranja (ou outra cor, mas sempre algo que o valha) acompanhado dos termos Feeds, RSS ou Atom e se perguntado pra que serve esse trem e como você pode “assiná-lo”.

Pois bem, o sistema de feeds é uma ferramenta que lhe permite acompanhar o conteúdo de uma determinada página na internet sem ter que visitá-la.


Em primeiro lugar é preciso ter um leitor/agregador de feeds, que pode ser um software ou uma página na internet que agregará os feeds de todos os sites que você assinar.

Sempre que houver uma atualização no site cujos feeds você assinou, seu agregador o avisará e lhe permitirá ver o conteúdo atualizado sem a necessidade de você ter que ir até o site para ver se há algo novo.

O software FeedReader funciona da seguinte forma: sempre que há algum post novo dos blogs que você é assinante ele exibe uma janelinha no seu Desktop e te permite ler direto no programa e escolher se quer entrar no blog.

Se você for usar um software, recomendo o que acabo de citar. Já para agregadores web, os mais utilizados são GoogleReader, Bloglines e Netvibes. Caso use (e deveria mesmo usar) o Firefox instale a extensão Sage, que funciona como um ótimo agregador.

Para assinar o conteúdo de algum site ou blog, copie o endereço do feed e cole no local apropriado do seu agregador. Mais especificamente no caso do Blogger, o link geralmente está ao final da página: “Assinar: Postagens (Atom)”.

Se o seu blog está hospedado em um outro servidor, ou mesmo no Blogger, você pode “queimar” seus feeds com o FeedBurner, um serviço que facilita o gerenciamento e a divulgação criando links para adicionar seus feeds aos principais agregadores.
Para assinar os feeds deste blog:
Se preferir, receba as atualizações por e-mail:


Se você ainda tem dúvidas, a Wikipédia pode ajudar.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito desse Blog, realmente ele é rico em imformações sadias parabéns e continue nesse propósito

Amém!

Unknown disse...

Até que enfim alguém para explicar oque é um feed e como funciona. Parabéns e muuuuuito obrigada.

Postar um comentário

  ©Orthodoxia desde 2006

TOPO